LightBlog

Anúncio

Adbox

Sorvete do fruto da palma forrageira é aposta nutritiva de pesquisadores de Quixeramobim



Infelizmente, existe muito preconceito alimentar contra a palma. Mas ela é extremamente rica em nutrientes e abundante no nosso sertão. O nosso objetivo é demonstrar que ela pode ser utilizada na alimentação humana e estimular o seu uso no dia a dia. O sorvete é delicioso e ainda tem uma cor rosa linda, que é totalmente natural e atrativa para todos os públicos”, explica Liliane.
 dia comum de calor no sertão de Quixeramobim serviu como inspiração para a professora Liliana Fernandes, da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central. Ela observou as inúmeras palmas forrageiras ao redor da faculdade - uma planta rica em nutrientes e utilizada tradicionalmente para a alimentação de animais - e pensou: porque não utilizá-las na alimentação humana? Foi o bastante para colher espécimes, levar ao laboratório de Tecnologia em Alimentos e iniciar os testes e análises sensoriais.
Um dos principais resultados está sendo apresentado no estande do Instituto Centec na Feira do Conhecimento 2018: o sorvete do fruto da palma. Tanto o fruto, como a palma em si, foram aproveitados em recheios de salgados, doces, brigadeiros e bolinho de arroz. “Infelizmente, existe muito preconceito alimentar contra a palma. Mas ela é extremamente rica em nutrientes e abundante no nosso sertão. O nosso objetivo é demonstrar que ela pode ser utilizada na alimentação humana e estimular o seu uso no dia a dia. O sorvete é delicioso e ainda tem uma cor rosa linda, que é totalmente natural e atrativa para todos os públicos”, explica Liliane.


Além desta inovação, o estudante Daniel Barbosa trouxe para apresentar ao público, o doce de beterraba: uma forma de unir nutrientes importantes para a alimentação infantil ao paladar exigente das crianças. A Faculdade ainda produz e analisa, em laboratório, diferentes tipos de queijos, ricotas e doces, como forma de contribuir para o aprendizado prático dos alunos do curso Superiores Tecnológico de Alimentos; e todos os produtos estão na Feira deste ano, disponíveis para degustação dos visitantes.


Vestibular


Todos os cursos superiores e técnicos das Faculdades de Tecnologia Centec, em Quixeramobim e Juazeiro do Norte, são gratuitos e o vestibular está com inscrições abertas somente até a próxima amanhã, dia 23 de novembro. Para mais informações acesse www.centec.org.br.


Sobre a Feira do Conhecimento


A Feira é uma realização do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) está acontecendo até este sábado 24 de novembro, das 9h às 20h. A programação completa está disponível em www.feiradoconhecimento.com.br. Entrada Franca.
Com informações Sertnews

Curta nossa Fan Page
https://www.facebook.com/QuixeramobimNoticias/
Share on Google Plus

About Qn

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 Comments:

Postar um comentário